Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IBGE: mercado de trabalho industrial segue em recuperação gradual

Os dados do mercado de trabalho industrial de janeiro mostram continuidade de uma recuperação gradual do emprego, segundo avalia o economista da coordenação de indústria do IBGE, André Macedo. Segundo ele, a ocupação no setor tem reagido de forma bem mais branda do que a produção porque as contratações envolvem custos e, por isso, as decisões de abertura de vagas sempre chegam depois do aumento do nível da atividade.

Agência Estado |

Em janeiro, segundo divulgou hoje o IBGE, houve aumento de 0,3% no emprego industrial ante o mês anterior, após uma queda de 0,6% registrada em dezembro nessa base de comparação. Ante janeiro do ano passado, houve recuo de 1,1%, com prosseguimento da contínua desaceleração nos resultados negativos comparativos a igual mês de ano anterior que vem ocorrendo desde agosto do ano passado. Há 14 meses consecutivos a ocupação industrial registra queda nesse confronto.

A mesma perda de ritmo na intensidade das quedas foi registrada no número de horas pagas, consideradas como um dado antecedente de contratações e cujo recuo ante mês anterior foi de -0,2% em janeiro, ante -1,7% em dezembro. As horas pagas vêm registrando diminuição há 15 meses, segundo observou Macedo. Para ele, a variação negativa de 0,3% apurada nas horas pagas em janeiro ante dezembro é "uma acomodação natural depois de crescimentos sucessivos". Ante mês anterior, as horas pagas registravam resultados positivos há sete meses.

No que diz respeito à folha de pagamento, os bons resultados de janeiro foram atribuídos por Macedo a pagamentos de férias e participações nos lucros e a uma base de comparação deprimida do ano passado. A folha registrou alta de 2,4% em janeiro ante dezembro - o primeiro resultado positivo ante mês anterior após 10 meses de queda - e de 5,9% ante janeiro de 2009.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG