Rio de Janeiro, 2 set (EFE).- A produção industrial avançou 1% em julho, desempenho inferior ao registrado em junho, quando a expansão foi de 2,9%, informou hoje o IBGE.

Em comparação a julho de 2007, a produção industrial cresceu 8,5%.

O IBGE afirmou que nos primeiros sete meses do ano a produção do setor cresceu a ritmo de 6,6%, acima do observado no primeiro semestre (6,2%).

Segundo o IBGE, o aumento da produção em julho reflete os avanços em 17 das 27 atividades industriais pesquisadas.

Os setores que se destacaram por seu crescimento foram fumo (12,9% em comparação a junho), edição e impressão (5,6%), produtos químicos (4,2%) e máquinas e equipamentos (2%).

As pressões negativas de maior impacto foram em material eletrônico e equipamentos de comunicações (7,6%), outros equipamentos de transporte (3,4%), bebidas (3%) e veículos automotores (1,2%).

Quanto às categorias de uso, as de maior dinamismo em julho frente a junho foram as de bens de capital (1,2%) e de bens intermediários (1,1%), que tiveram seus melhores índices na série histórica, acrescentou o IBGE.

Por outro lado, a produção de bens de consumo duráveis caiu 5,2%, enquanto a de bens de consumo semiduráveis e não duráveis se manteve estável após dois meses de expansão. EFE joc/wr/fal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.