Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IBGE indica queda na produção de soja e de milho 1ª safra

Rio, 8 - O terceiro prognóstico para a safra de soja do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada hoje, aponta uma produção esperada de 58,8 milhões de toneladas, com queda de 1,9% em relação a 2008. A área a ser colhida (21,4 milhões de hectares) crescerá 0,4%, enquanto o rendimento (2.

Agência Estado |

753 kg/ha) cairá 2,3%.

Frente ao prognóstico anterior, relativo a novembro, houve uma redução de 1,7% na produção estimada, por causa das perdas no Paraná (-7,5%), Santa Catarina (-3,0%) e Mato Grosso do Sul (-3,7%).

Os técnicos do IBGE comentam no documento de divulgação que "para os grãos, de uma maneira geral, na Região Sul, as condições climáticas, com a falta de chuvas, provocaram a diminuição da produção esperada. Contribuiu para esta queda a menor utilização de fertilizantes".

Milho - O levantamento do IBGE para 2009 do milho 1ª safra estima uma produção de 35,2 milhões de toneladas, inferior em 11,9% à observada em 2008, devido à retração na área total plantada (3,2%), como também, a menor expectativa de rendimento (11,0%), passando de 4.244 kg/ha para 3.779 kg/ha.

Segundo os técnicos do IBGE, "a exemplo do ocorrido com o feijão, a estiagem causou prejuízos nos principais polos produtores. Os elevados custos de produção, a baixa cotação do produto e os estoques existentes também contribuíram para uma menor área cultivada".

No que diz respeito ao feijão 1ª safra, os levantamentos do IBGE realizados em dezembro apontam para uma produção de 1,8 milhão de toneladas, superando em 13,9% a alcançada em 2008 (1,6 milhão de toneladas). "Comparativamente ao prognóstico anterior (de novembro), a estimativa caiu 6,9% e novas informações dos três estados sulinos indicam que a estiagem na região Oeste e as chuvas excessivas no litoral determinaram esta redução", comentam os técnicos no documento de divulgação da pesquisa.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG