Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IBGE estima safra recorde de 588 mi/t de cana em 2008

Rio, 8 - A safra de cana-de-açúcar prevista para 2008, de 588 milhões de toneladas, é um recorde histórico na série iniciada em 1990 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo observou o gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), Mauro André Andreazzi. A estimativa para a cana, referente a junho, é 0,5% superior à projeção de maio e 14% superior à safra anterior.

Agência Estado |

Segundo Andreazzi, a demanda pelo etanol é a principal justificativa para o aumento previsto na safra dessa cultura.

O etanol, com conseqüente redução da oferta de milho para exportação dos Estados Unidos, também é um dos principais motivos para o crescimento das duas safras desse grão este ano. Na primeira safra, o produto teve uma expansão de 10,3% ante a anterior e, para a segunda safra, que ainda está sendo colhida, a previsão é de um aumento de 11,4%.

Milho - Andreazzi disse ainda que poderá haver novas revisões na estimativa da safra 2008, especialmente no milho segunda safra, feijão terceira safra ou trigo, culturas que ainda estão sendo plantadas ou colhidas. A projeção de junho do IBGE apontou uma estimativa de colheita de 143,6 milhões de toneladas, 0,5% inferior ao levantamento de maio.

A revisão para baixo ocorreu por causa do milho segunda safra, cuja colheita tem sido prejudicada pelas geadas na região Sul. Segundo Andreazzi, o milho na segunda safra é sempre uma cultura de risco e poderão ocorrer novas revisões da previsão da colheita no próximo LSPA.

Apesar da queda de 4,9% na previsão de safra dessa cultura em junho em relação a maio, a colheita prevista para este ano, de 17,5 milhões de toneladas, ainda é 11,4% superior ao ano passado.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG