Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IBGE: crise e clima prejudicaram PIB da agropecuária em 2009

Rio de Janeiro, 11 - O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária foi prejudicado em 2009 não só pela crise, mas também por problemas climáticos, de acordo com a gerente de Contas Trimestrais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis. A agropecuária mostrou queda de 5,2% em 2009 e de 4,6% no quarto trimestre do mesmo ano em relação a igual período de 2008.

Agência Estado |

Rebeca comentou que a pesquisa de safra do IBGE de fevereiro mostrou queda da produção de diversos produtos importantes em 2009. Ela destacou os casos de soja (-4,8%), milho (-13,5%), café (-12,8%) e laranja (-0,3%). Por outro lado, a produção de cana-de-açúcar cresceu 5,8%, ainda segundo a pesquisa de safra.


No período entre outubro e dezembro do ano passado em relação aos mesmos meses do ano anterior, Rebeca destacou os aumentos de produção de cana-de-açúcar (+5,8%) e fumo (+0,7%), mas observou que, por outro lado, houve quedas de 16,0% na produção de trigo e de 0,3% na laranja, segundo a pesquisa de safra do IBGE.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG