Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IBGE: agroindústria cresceu 4,2% no 1º semestre

A agroindústria brasileira cresceu 4,2% no primeiro semestre de 2008, ante igual período do ano passado, informou hoje o IBGE. O resultado ficou abaixo da expansão média da indústria nacional, que foi de 6,3% no período.

Agência Estado |

Apesar do resultado menor do que a média industrial, os técnicos do IBGE consideram, no documento de divulgação da pesquisa, que houve "bom desempenho da agroindústria, relacionado ao crescimento da safra, ao aumento do consumo do mercado interno, por conta da expansão da renda, e a um cenário externo favorável para a agricultura, com crescimento do volume exportado e dos preços". Segundo a pesquisa do IBGE, esses fatores contribuíram ainda para o aumento dos investimentos em máquinas e equipamentos agrícolas (43,5% no primeiro semestre ante igual período do ano passado), adubos e fertilizantes (10,3%) e rações (7,5%).

No semestre, a expansão dos setores associados à agricultura (3,2%), de maior peso na agroindústria, superou a dos vinculados à pecuária (1,6%). O grupo inseticidas, herbicidas e outros defensivos para uso agropecuário apresentou forte acréscimo (46,6%), "por conta, principalmente, do aumento da produção de soja, cana-de-açúcar e milho, lavouras intensivas no uso destes produtos". Já o segmento de madeira recuou 24,2%, "influenciado pela queda das exportações".

Segundo os técnicos do IBGE, o baixo crescimento da pecuária está relacionado ao embargo às exportações brasileiras de carne bovina pela União Européia (UE), no início deste ano, que impactou negativamente a produção de derivados de carne bovina e suína (-3,7%).

Em bases trimestrais, a agroindústria apresentou resultados positivos nos dois primeiros períodos de 2008. Após crescer 6,1% no primeiro trimestre, o setor desacelerou no segundo (2,8%), sempre na comparação com igual período do ano passado.

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) estima para 2008 safra recorde de 143,6 milhões de toneladas de grãos, resultado 7,9% superior ao de 2007 (133,1 milhões de toneladas), com destaque para a produção de soja, milho e arroz, que representam cerca de 90% da safra.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG