O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) lançou nesta sexta-feira o seu programa de certificação para conselheiros de empresas, que tem como objetivo estipular o melhor perfil para esses profissionais. A solicitação poderá ser feita a partir de maio para aqueles que querem o certificado por experiência na função.

A outra opção é fazer um exame para obter o documento. A primeira prova deverá ser realizada em setembro. "O certificado ajuda no aprimoramento da governança corporativa. Dá instrumentos para o conselheiro saber se as estruturas da empresa estão funcionando de forma adequada", disse o presidente do instituto, Mauro Rodrigues da Cunha.

Embora o objetivo do certificado seja o de aprimorar a governança corporativa, o dirigente afirmou que ele não tem como evitar problemas como os ocorridos no ano passado com Aracruz e Sadia. "Um conselheiro não deve saber de tudo que acontece na empresa. Ele precisa entender a estrutura da empresa para garantir se a produção e transparência funcionam de forma adequada", afirmou.

O IBGC calcula em 10.500 os profissionais que hoje estão envolvidos nos conselhos de administração das companhias abertas e aquelas que têm participação de fundos de private equity. O programa desenvolvido irá valorizar a experiência nos negócios, habilidade de gestão, conhecimentos especializados, educação continuada, acompanhamento do gerenciamento de risco e apuração de metas aos principais administradores.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.