Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Hong Kong confirma foco de H5N1 de gripe aviária

Hong Kong, 11 - O governo de Hong Kong confirmou hoje a identificação do vírus H5N1 em seu território pela primeira vez em quase seis anos. Identificamos o vírus hoje após uma série de testes, disse uma porta-voz do Departamento de Agricultura.

Agência Estado |

Na terça-feira, o governo local tinha informado que mais de 80 mil frangos seriam abatidos após a identificação de gripe aviária em uma granja de New Territories. Na ocasião, sabia-se apenas que o vírus era do tipo H5. Testes mostraram, contudo, que trata-se do H5N1, o mais letal dentre os vírus que causam a doença.

A Associação dos Atacadistas de Aves de Hong Kong disse que o foco da doença pode ter sido introduzido em Hong Kong por ovos fertilizados contrabandeados da China. "Há uma forte conexão entre o foco e os ovos fertilizados", disse Tsui Ming-tuen, presidente da entidade.

O contrabando de ovos fertilizados aumentou depois que Hong Kong baniu a importação de aves de um dia de idade da China no início deste ano para impedir que animais doentes fossem traduzidos do país. "Isso está se tornando um problema sério. Há evidências que comprovam o contrabando, se o governo quiser encontrar os culpados", disse Tsui. Wong Yee-chuen, proprietário da granja onde o foco ocorreu, negou qualquer irregularidade. "Essa acusação é ridícula", afirmou. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG