Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Honda reduz à metade suas previsões de resultados para 2008

A Honda, segunda construtora de automóveis japonesa, anunciou nesta quarta-feira uma revisão em forte baixa de suas previsões de resultados para 2008, devido à crise econômica, a alta do iene e a queda de vendas de veículos no mundo.

AFP |

A Honda prevê um lucro líquido anual de cerca de 2 bilhões de dólares, contra os 5,3 bilhões de dólares anunciados anteriormente.

O faturamento deve ficar em 115 bilhões de dólares em 2008, em vez dos 128,5 bilhões projetados antes.

Além da queda das vendas de veículos nos países ricos, a Honda afirmou que começou a sentir os efeitos da crise nos emergentes.

A forte apreciação do iene em relação a outras divisas, em particular o dólar, minou as margens e a competitividade do construtor japonês.

"O mercado global do automóvel está se contraindo rapidamente", disse o presidente da Honda, Takeo Fukui, em entrevista à imprensa.

"Necessitamos revisar nossos planos de investimento e desenvolvimento e tomar decisões para que o impacto sobre os lucros seja o menor possível, e concentrar os recursos limitados nos lugares adequados", disse Fukui.

No início do mês, a Honda anunciou sua retirada da Fórmula 1 e nesta quarta-feira indicou que está congelando novos projetos, como o lançamento de seu modelo de luxo Acura, previsto no Japão em 2010.

kap/lm

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG