Tamanho do texto

A Honda anunciou recall de cerca de 344 mil vans do modelo Odyssey e de 68 mil carros esportivos Element de 2007 e 2008 nos Estados Unidos, após clientes reclamarem que os pedais do freio ficavam moles ou que a altura do pedal baixava gradualmente. O problema torna mais difícil frear os veículos.

O anúncio da Honda ocorre em um momento no qual a rival Toyota tenta restaurar sua reputação após ter feito um recall global de cerca de 8,5 milhões de carros para consertar problemas de aceleração repentina, que resultou em investigação no Congresso dos EUA e provocou queda das vendas da montadora.

A Honda está fazendo o recall dos veículos para modificar o sistema Vehicle Stability Assist (VSA), que foi montado em alguns carros de uma maneira que permitia a entrada de ar no modulador. Em meses ou anos, isso poderia resultar nos problemas de "amolecimento" e de altura do pedal.

Segundo a montadora, nem todos os carros convocados para o recall apresentaram esses problemas, mas todas as unidades possíveis estão sendo chamadas para a revisão por precaução.

A montadora planeja iniciar o envio das notificações aos clientes a partir do fim de abril, porque as peças ainda não estão disponíveis.

Chris Martin, um porta-voz da Honda, afirmou que, se não for consertado, o problema pode causar uma perda de poder de frenagem, podendo causar um acidente. "Definitivamente não está funcionando do jeito que deveria e, como é um sistema de segurança, resolvemos fazer o recall", disse Martin.

A Administração Nacional de Segurança em Tráfego Rodoviário (NHTSA, na sigla em inglês), agência do governo americano, registrou três acidentes causados pelo problema, com ferimentos leves e nenhuma morte. A Honda notificou a NHTSA sobre o recall na segunda-feira.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.