vigoroso envolvimento com a América Latina - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Hillary fala em retomar vigoroso envolvimento com a América Latina

SÃO PAULO - Hillary Clinton disse que quer retomar uma política de vigoroso envolvimento e mesmo de parceria com a América Latina , caso seja confirmada pelo Senado americano como secretária de Estado. Em sabatina ontem na Comissão de Relações Exteriores do Senado, ela disse que os americanos compartilham interesses políticos, econômicos e estratégicos com os amigos ao sul e muitos também compartilham laços ancestrais e culturais com países da região.

Valor Online |

Ela, porém, ainda não indicou a sua equipe para América Latina.

Apesar dos afagos aos latino-americanos, os países da região estiveram longe de ser o principal tema da senadora durante a audiência. Ela se concentrou em temas como segurança dos EUA e as áreas de conflito em que interesses americanos estão em xeque.

Sobre o Oriente Médio, a senadora Hillary defendeu a adoção de uma política externa pragmática, que lide com as necessidades de segurança de Israel e com as legítimas aspirações palestinas. " Precisamos convencer Irã e Síria a abandonar seu comportamento perigoso e passar a ser atores regionais construtivos " , complementou.

Hillary disse que tentará melhorar a imagem dos EUA no mundo com uma " combinação inteligente " de diplomacia e defesa. Segundo ela, novas alianças são importantes pois " o país não pode resolver as coisas sozinho, mas o mundo não pode resolvê-las sem os EUA " . " Devemos usar o que se denominou como poder inteligente, a ampla gama de ferramentas à disposição. Com um poder inteligente, a diplomacia estará na vanguarda de nossa política externa. "
Espera-se que o Senado vote a confirmação nos próximos dias.

(Valor Econômico)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG