Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Hidrelétrica garante maior PIB per capita do país para cidade mineira

RIO - A maior hidrelétrica de Minas Gerais foi a maior responsável pela liderança de Araporã no ranking dos municípios com o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do país. A cidade mineira, de 6.

Valor Online |

002 habitantes, registrou PIB per capita de R$ 261.005 em 2006, segundo dados da pesquisa Produto Interno Bruto dos Municípios, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A cidade mineira foi seguida na lista por São Francisco do Conde, na Bahia, sede da segunda maior refinaria do país; Triunfo, no Rio Grande do Sul, que abriga um pólo petroquímico; Quissamã, no Rio de Janeiro, beneficiada pela atividade de exploração e produção de petróleo; e Louveira, em São Paulo, que abriga centros de distribuição de importantes empresas.

A cidade paulista de Gavião Peixoto ficou em sexto lugar no ranking dos maiores PIBs per capita, graças à instalação de uma fábrica de montagem de aeronaves. O município foi o que apresentou o maior crescimento no ranking entre 2005 e 2006, pulando da 128ª posição para o sexto lugar.

A coordenadora da pesquisa, Sheila Zani, ponderou que a metodologia do IBGE mede apenas os municípios onde a riqueza é produzida e não o local onde esta riqueza é apropriada.

"Nem sempre a renda gerada é apropriada na mesma região, de forma que, pela metodologia, não é possível dizer se os recursos foram realmente utilizados nestes municípios", frisou Sheila.

Entre as capitais brasileiras, apenas 11 possuíam, em 2006, PIB per capita superior à média brasileira. Vitória liderava a lista, com PIB per capita 4 vezes superior à média brasileira, que era R$ 12.688 por ano. Também ficam acima da média nacional as cidades de Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Manaus, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Cuiabá e Goiânia.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG