Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Heath Ledger é indicado postumamente ao Globo de Ouro 2008

A indicação póstuma do australiano Heath Ledger como melhor ator coadjuvante por seu papel de Coringa no mais recente filme de Batman, O cavaleiro das trevas, é um dos destaques da lista de concorrentes ao Globo de Ouro 2008 divulgada nesta quinta-feira pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.

AFP |

A entrega do 66o. Globo de Ouro acontece no dia 11 de janeiro.

Além de Ledge, estrelas de peso de Hollywood, como o casal Brad Pitt e Angelina, Tom Cruise, Meryl Streep e Frances McDormond dominaram as indicações ao prêmio, considerado uma prévia do ambicionado Oscar.

Meryll Streep, por exemplo, recebeu duas indicações, tanto como melhor atriz por "Doubt" (drama) como por "Mamma Mia" (comédia ou musical).

Ledger, que morreu por causa de uma overdose acidental de medicamentos em janeiro, aos 28 anos, foi premiado no sábado pasado como melhor ator pelo Instituto Internacional de Cinema da Austrália.

Entre os filmes indicados, nenhum é considerado um forte favorito e todos possuem praticamente um mesmo número de indicações, com "O curioso caso de Benjamin Button", "Frost/Nixon" e "Doubt" com 5 cada um. "The reader" aparece em segundo, com quatro indicações, junto a "Apenas um sonho", "Slumdog millionaire" e "Vicky Cristina Barcelona".

O filme protagonizado por Brad Pitt e Cate Blanchett, "O curioso..." foi indicado para melhor filme (drama), melhor diretor (David Fincher), melhor ator (Pitt), melhor roteiro (Eric Roth) e melhor trilha sonora (para o francês Alexandre Desplat).

A lista anunciada na madrugada desta quinta-feira inclui Leonardo DiCaprio, Sean Penn, Kristin Scott Thomas, Emma Thompson, Ralph Fiennes e Philip Seymour Hoffman entre os indicados mais cotados.

Penélope Cruz e Javier Bardem também foram indicados para melhor ator e melhor atriz coadjuvante, respectivamente, por "Vicky Cristina Barcelona", de Woody Allen, que levou quatro indicações.

Entre os indicados mais jovens está Anne Hathaway por seu personagem no independente e aplaudido "O casamento de Rachel". Ela compete com a 'mestre' Streep e também com Kristin Scott Thomas, em "I've Loved You So Long", e a britânica Kate Winslet, por "Apenas um sonho", dirigido por seu marido Sam Mendes e onde ela reencontra seu companheiro de "Titanic", Leonardo DiCaprio

Ao contrário do Oscar, o Globo de Ouro, que é decidido por cerca de 80 membros da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, divide o prêmio em duas categorias (drama e comédia ou musical), além de concedê-lo para obras tanto de cinema como de televisão.

Nos últimos quatro anos, o Globo de Ouro não acertou o vencedor de melhor filme do Oscar, mas, de um modo geral, acertou em 67% dos casos.

Esse ano a premiação acontece ante a ameaça de uma greve dos atores em Hollywood. No ano passado, a cerimônia de entrega do Globo de Ouro foi cancelada por causa do boicote ao evento em solidariedade a greve dos roteiristas.

mac/cn

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG