Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Grupo Modelo diz que fusão de InBev e Anheuser-Busch precisa de seu crivo

México, 14 jul (EFE).- O Grupo Modelo (GM), maior fabricante de cerveja do México, afirmou hoje que a legislação mexicana dá a ele o direito de decidir se aceita ou não a possível aquisição da Anheuser-Busch (EUA) pela belgo-brasileira InBev, já que a americana é sócia minoritária da empresa mexicana.

EFE |

A declaração foi feita depois que a InBev e a Anheuser-Busch anunciassem hoje que chegaram a um acordo para sua fusão, o que criará o maior grupo cervejeiro mundial e um dos cinco maiores produtores no setor alimentício.

A operação, que aconteceu após semanas de tensão, chegará a US$ 52 bilhões e vai gerar o novo grupo Anheuser-Busch InBev.

A americana tem atualmente 50% de participação no grupo Modelo e 27% na empresa chinesa Tsingtao.

"O acordo que temos com a Anheuser-Busch foi elaborado cuidadosamente para assegurar que tivéssemos a decisão final na definição de nosso sócio", indicou o Grupo Modelo em comunicado enviado à Bolsa Mexicana de Valores.

"Temos certeza que o acordo, que é regido pela legislação mexicana, nos dá o direito de decidir sobre se aceitamos ou não a possível aquisição da Anheuser-busch pela InBev", acrescentou a companhia mexicana, fabricante da cerveja Corona.

"Temos um grande respeito pela InBev e esperamos continuar nossas conversas com eles e encontrar uma solução que satisfaça as necessidades de ambas as empresas e de seus acionistas", diz o texto.

Segundo a nota, o Grupo Modelo se apóia em direitos "contratuais" que permitem que a companhia "dê seu consentimento" sobre a operação de aquisição.

O Grupo reconheceu que "negociou ativamente com a InBev a respeito de como as duas empresas poderiam trabalhar juntas caso o Grupo Modelo aceite a InBev como seu sócio minoritário através da aquisição da Anheuser-Busch".

A empresa mexicana é a importadora no México das marcas Budweiser e Bud Light e da cerveja sem álcool Ou'Doul's, produzidas pela Anheuser-Busch.

O Grupo Modelo, fundado em 1925, contava no México em 31 de dezembro de 2007 com uma participação de mercado total (nacional e de exportação) de 63%.

A empresa, que tem presença em 159 países, possui sete cervejarias em território mexicano, com uma capacidade instalada de seis bilhões de litros anuais de cerveja. EFE jd/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG