Tamanho do texto

SÃO PAULO - Alguns grandes bancos revelaram-se vítimas da fraude financeira que teria sido feita pelo ex-presidente da Nasdaq Bernard Madoff. Entre as instituições afetadas estão o Royal Bank of Scotland (RBS), o BBVA, o Santander e o BNP Paribas.

O Santander comentou, por exemplo, que investiu 2,330 bilhões de euros de seus clientes em produtos da empresa Bernard L. Madoff Investment Securities, especialmente por meio de um fundo denominado Optimal Strategic US Equity.

Dos 2,330 bilhões de euros, 2,010 bilhões de euros pertencem a investidores institucionais e clientes internacionais da área de private equity.

O RBS avisou que pode perder 400 milhões de libras com a suposta fraude se o valor de todos os investimentos for depreciado. O BBVA pode perder 300 milhões de euros e o BNP Paribas estima exposição de 350 milhões de euros. O japonês Nomura informou exposição de quase 28 bilhões de ienes, mas notou que o impacto sobre seu capital deve ser limitado.

De acordo com as investigações, no esquema utilizado por Madoff, era prometido aos investidores altos rendimentos sob o valor aplicado, mas, na verdade, os investidores mais antigos recebiam o dinheiro daqueles mais novos.

(Valor Online, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.