Tamanho do texto

São Paulo, 14 - O governo federal deve realizar em novembro deste ano o leilão de transmissão que licitará as estações coletoras, unidades que farão a conexão das usinas de açúcar e álcool localizadas no Mato Grosso do Sul e Goiás. A licitação deve ocorrer na primeira quinzena de novembro, disse o presidente da Comissão Especial de Licitação da Agência Nacional de Energia Elétrica, Hélvio Guerra, durante coletiva de imprensa sobre os resultados do leilão de energia de reserva, o primeiro realizado pelo governo federal para contratar de energia elétrica de usinas a biomassa.

Durante a coletiva, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann, afirmou que a definição das estações coletoras para a conexão das usinas de biomassa foi um avanço importante no diálogo entre o governo federal e os usineiros neste leilão. "Quando as estações coletoras forem viabilizadas efetivamente, tornaremos ainda mais efetiva a participação da biomassa nos leilões de energia nova", disse o representante do governo.

A realização do leilão para as estações coletoras é um fator importante para que as usinas consigam entrar em operação a tempo para cumprir os contratos firmados hoje no leilão de energia reserva. A licitação, que firmou contratos com início de fornecimento em 2009 e em 2010, contratou 548 megawatts (MW) médios de energia assegurada de 31 empreendimentos, localizados nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí e Goiás.