Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Governo quer licitar oito hidrelétricas em 2009, diz Zimmermann

RIO - O governo espera licitar no ano que vem pelo menos oito hidrelétricas no país. A informação foi confirmada hoje pelo secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, que espera para 2009 os leilões de Belo Monte, no Pará, Cambuci e Barra do Pomba, no Rio de Janeiro, e de mais cinco usinas no rio Parnaíba, no Nordeste.

Valor Online |

"Contratamos a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) para os inventários e queremos ter as oito no ano que vem e ainda faremos de tudo para termos Teles Pires e Tapajós (ambas no Pará) até 2010", afirmou Zimmermann, que participou hoje do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase 2008), no Rio de Janeiro.

Este ano houve apenas duas licitações de hidrelétricas: Jirau, no rio Madeira, em Rondônia, e Baixo Iguaçu, no Paraná, que foi a única hidrelétrica incluída no leilão de A-5, realizado ontem em São Paulo.

Zimmermann contou ainda que o governo começará a realizar encontros com distribuidoras, geradoras e transmissoras na segunda quinzena de outubro para discutir as duas propostas que serão entregues ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) até o fim do ano sobre as concessões de ativos do setor, que começam a vencer em 2015. Segundo Zimmermann, serão entregues duas propostas, uma para renovação automática das concessões e outra prevendo novas licitações.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG