Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Governo quer aumentar número de pequenas exportadoras

BRASÍLIA - Para cumprir o objetivo de ampliar a fatia brasileira no comércio exterior mundial, o governo quer expandir a base de empresas exportadoras. Uma das metas é aumentar em 10% o número de micro e pequenas empresas que hoje atuam no mercado externo, e respondem por cerca de 21% do valor total das exportações.

Valor Online |

Segundo o Sebrae, existem de 11 mil a 12 mil empresas que exportam atualmente. A ação do governo, portanto, deve elevar este número em pouco mais de mil novas empresas até 2010.

De acordo com o diretor técnico do órgão, Luiz Carlos Barboza, já existem cerca de 3 mil empresas mapeadas pelo Sebrae, com potencial exportador ainda não explorado. Capacitação, acesso à informação e apoio financeiro são os três eixos a serem atacados para superação de barreiras estruturais e institucionais que impedem o acesso das empresas de menor porte ao grupo exportador, segundo a estratégia do governo.

O objetivo é melhorar a competitividade dessas empresas e também o valor per capita das exportações do segmento, comentou o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto. Segundo Barboza, a média de exportações é de US$ 250 mil anuais por cada pequena empresa. Queremos incrementar esse valor per capita entre 10% a 30%, disse ele.

(Azelma Rodrigues | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG