Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Governo permitirá ao BC comprar carteiras de crédito, diz deputado

SÃO PAULO - O governo vai editar uma medida provisória (MP) permitindo que o Banco Central (BC) compre carteiras de crédito de bancos comerciais. Hoje, essa operação só é facultada às instituições financeiras.

Valor Online |

A informação é do líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE), que participou da reunião do conselho político hoje, na qual o presidente Lula, os líderes partidários e a equipe econômica discutiram a crise financeira mundial.

Essa é mais uma iniciativa do Executivo para enfrentar a crise, que vem se agravando a cada dia. A possibilidade de vender as operações de crédito diretamente ao BC poderá ajudar principalmente os bancos pequenos e médios, que sofrem com a liquidez escassa do mercado e poderiam ver minguar o valor dessa carteira.

Em entrevista mais cedo, o presidente do BC, Henrique Meirelles, afirmou que o sistema bancário brasileiro não apresenta problemas de solvência, mas sim de liquidez. Por este motivo, segundo ele, é que o governo vem tomando medidas que visam facilitar o acesso dos bancos a opções de funding, seja para crédito local ou linhas de comércio exterior.

Outras medidas anunciadas hoje foram a criação de linha de crédito para exportação com uso das reservas internacionais e o aporte adicional de R$ 5 bilhões em linhas de crédito do BNDES voltadas ao comércio internacional.

(Valor Online, com Agência Câmara)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG