Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Governo licitará portos em Manaus e Ilhéus

BRASÍLIA - O governo escolheu dois portos - em Manaus e nos arredores de Ilhéus (Sul da Bahia) - como os primeiros projetos a serem licitados para a iniciativa privada no novo marco regulatório do setor. A capital amazonense tem perspectiva de crescimento da demanda de cargas e o novo porto nas proximidades de Ilhéus se justifica pela implantação da ferrovia Leste-Oeste, que ligará o Sul do Estado com o pólo agrícola de Luís Eduardo Magalhães (BA) e, mais adiante, com a Norte-Sul, em Tocantins.

Valor Online |

O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, afirmou que está pronto o decreto com as novas regras do setor. Segundo ele, o decreto será publicado após o segundo turno das eleições. " O período eleitoral é sempre um período sensível " , disse Brito, que sinalizara com a publicação do decreto na semana passada.

No modelo de concessão, o governo licitará à iniciativa privada projetos portuários identificados em plano de outorgas a ser elaborado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Os dois primeiros devem ir a leilão no segundo semestre de 2009. Empresários poderão apresentar ao governo projetos próprios, mas eles sempre irão à licitação.

Para Brito, o agravamento da crise global terá impacto sobre todas as áreas, mas ele confia na atração de investimentos. " As licitações serão precedidas de ? road show ? , de apresentações ao mercado. Quem investe em porto sabe que está investindo por 50 anos, pelo menos, olhando o longo prazo. "
(Daniel Rittner | Valor Econômico)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG