Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Governo japonês progride em plano para ajudar empresas

Tóquio, 3 fev (EFE).- O Governo Taro Aso aprovou hoje um plano para revisar a lei de revitalização industrial, o que permitirá injeções de fundos públicos nas empresas privadas do Japão mais afetadas pela crise.

EFE |

A revisão da lei servirá para que a entidade financeira Japan Finance, apoiada pelo Governo, se responsabilize por cobrir as perdas das companhias japonesas que recebam fundos públicos, segundo informou hoje a agência de notícias "Kyodo".

O Japão já havia anunciado no mês passado que utilizaria fundos públicos para cobrir entre 50% e 80% das possíveis perdas que os bancos japoneses possam registrar após terem investido nas companhias mais prejudicadas pela crise.

Para pôr em prática a iniciativa, o Banco de Desenvolvimento do Japão comprará ações preferenciais de algumas dessas companhias prejudicadas.

Segundo a lei de revitalização industrial atual, os bancos com apoio público só podem financiar as companhias autorizadas para receber ajuda por parte do Ministério de Indústria.

Uma vez aprovada a revisão, o Governo apresentará esta semana ao Parlamento sua proposta, já que, por exemplo, a compra de ações preferenciais não está contemplada no texto atual.

Espera-se que a lei seja finalmente revisada em abril, segundo a "Kyodo".

As empresas escolhidas para receber as injeções de fundos serão aquelas que tenham um maior peso nas economias regionais e cujo fracasso possa afetar em maior medida os níveis de emprego locais.

EFE icr/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG