BRASÍLIA - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse nesta quarta-feira que a queda de 5,2% da produção industrial do País em novembro já era esperada pelo governo. Segundo Coutinho, a economia vive um momento de transição, mas alguns setores, como o automobilístico, já apresentaram sinais de melhora em dezembro do ano passado.

Na previsão do executivo, que participou de uma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, os números da produção nacional devem apresentar um bom desempenho em 2009. "Era esperado um momento transitório. Já houve melhoria na indústria automobilística em dezembro. 2009 é um ano muito difícil, mas o Brasil vai diferenciar seu desempenho econômico para melhor, disse o presidente do BNDES.

A reunião de Mantega com empresários do setor de máquinas também conta com a presença dos presidentes do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, do Bradesco, Marcio Cypriano, que representa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), e do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.