Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Governo holandês confirma união de operações dos bancos ABN e Fortis

SÃO PAULO - As operações bancárias holandesas do ABN Amro e do Fortis Bank da Holanda serão mesmo combinadas em uma única empresa. De acordo com as informações oficiais do Ministério das Finanças do país, os dois vão formar a base de um novo e forte banco holandês , sob a marca líder ABN Amro, e que terá parte das ações nas mãos do governo.

Valor Online |

" Não seremos acionistas por mais tempo do que o necessário " , declarou o ministro Wouter Bos. " Em alguns anos nós queremos ter um banco forte, que possa ficar sobre seus próprios pés e que nós possamos vender com lucro para o contribuinte " , completou. No entanto, essa venda não ocorrerá antes de 2011, informou o Ministério.

As unidades de seguros Fortis Verzekeringen Nederland e Fortis Corporate Insurance não estão incluídas na combinação e permanecerão separadas para posterior privatização. " Oportunidades serão vistas no tempo adequado para devolver as companhias de seguros ao setor privado " , diz nota do Ministério das Finanças.

O governo holandês desmentiu, assim, notícia do jornal Volkskrant citada hoje pela imprensa internacional. O jornal tinha dito que as operações não seriam combinadas para evitar eventuais demissões.

Apesar de ser acionista, o governo holandês não pretende gerir o novo banco. O ex-ministro Gerrit Zalm, que era vice-presidente do ABN Amro, vai presidir a instituição. " Ele possui grande autoridade no mundo financeiro e é uma das poucas pessoas com experiência em bancos e em política " , comentou Bos. A instituição deve perseguir os princípios da continuidade para empregados e clientes, da recuperação da confiança do consumidor, dos interesses dos contribuintes e do fortalecimento do setor financeiro holandês.

O ABN Amro e o Fortis Bank da Holanda foram nacionalizados pelo governo holandês em outubro em decorrência da crise financeira. O Fortis foi um dos três integrantes do consórcio que comprou o grupo ABN Amro no ano passado.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG