Madri, 7 nov (EFE) - O Governo espanhol expressou hoje satisfação com o fato de o presidente José Luis Rodríguez Zapatero participar, no dia 15, em Washington, da reunião do Grupo dos Vinte (G20), e agradeceu aos Estados Unidos e à União Européia (UE) que tenham levado em conta o papel da Espanha.

Fontes do Executivo espanhol fizeram as declarações à Agência Efe após terem recebido um comunicado da Presidência francesa da União Européia informando que a Espanha ocupará um dos cinco assentos que tradicionalmente correspondem à Europa no G20.

O Executivo agradeceu igualmente aos países integrantes deste grupo que tenham aprovado a participação de Zapatero e tenham considerado que a Espanha pode contribuir para decidir os futuros mecanismos de controle do sistema financeiro.

Zapatero já tinha agradecido hoje publicamente ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, pela oferta feita para que a Espanha fosse à capital americana em um dos dois lugares que lhe cabem (um como presidente de turno da UE e outro como integrante do Grupo dos Oito). EFE bb/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.