Washington, 11 set (EFE).- O Governo dos Estados Unidos anunciou hoje que garantirá a dívida e os documentos dos gigantes hipotecários Fannie Mae e Freddie Mac vigentes até pelo menos 2010.

Em declaração, o Departamento do Tesouro americano indicou que os proprietários de dívida e de documentos hipotecários emitidos por essas duas empresas contam com a proteção do Governo, sem importar quando tenham recebido sua garantia.

No domingo passado, o Governo assumiu o controle das duas companhias e prometeu que injetaria novos recursos em seus cofres, em um esforço por neutralizar uma crise de crédito que foi sentida com maior força no setor imobiliário.

O anúncio do Departamento do Tesouro foi feito depois que quatro senadores democratas pediram que as duas empresas congelem de maneira transitória as execuções hipotecárias por empréstimos morosos.

Em carta dirigida às novas autoridades da Freddie Mac e da Fannie Mae, os legisladores indicaram que o Governo deveria melhorar as condições de pagamento aos credores morosos, para que estes não percam suas casas.

Essas empresas devem tomar "as medidas que forem necessárias", para que um maior número de famílias "não tenha que sofrer o desastre econômico e pessoal" de uma execução hipotecária, disseram os legisladores. EFE ojl/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.