Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Governo dos EUA deverá ajudar AIG com US$ 85 bi

O governo norte-americano está perto de determinar um pacote de resgate à American International Group (AIG), a maior seguradora dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo, sinalizando a intensidade da preocupação de Washington com o perigo que o colapso da empresa representaria para o sistema financeiro. Os detalhes precisos do pacote ainda estão sendo elaborados.

Agência Estado |

Segundo o plano, o Federal Reserve (o banco central dos EUA) forneceria um empréstimo de curto prazo de US$ 85 bilhões à AIG, informaram fontes próximas às negociações. Em troca, o governo receberia garantias da AIG de que poderia comprar 80% das suas ações sob certas condições. As informações são do The Wall Street Journal.

A decisão de providenciar a ajuda federal à AIG veio após o governo concluir que seria "catastrófico" permitir que a AIG vá à falência, de acordo com uma fonte familiarizada com a questão. Funcionários do Tesouro norte-americano e do Fed tentaram durante três dias, em vão, que o resgate fosse feito por instituições financeiras privadas.

O dirigente do Fed, Ben Bernanke, o presidente do Federal Reserve do Estado de Nova York, Timothy Geithner, e o secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson, concluíram que a assistência do governo dos EUA será necessária para evitar a falência, que eles temem teria repercussões desastrosas sobre os mercados financeiros.

A ajuda faria com que o governo americano controlasse uma seguradora privada, um movimento histórico e inédito, especialmente ao se considerar que a AIG não está sob regulamentação direta do governo federal dos EUA. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: aig

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG