Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Governo divulga lista de pragas presentes e ausentes no Brasil

Brasília, 09 - O Ministério da Agricultura divulgou uma lista atualizada de pragas quarentenárias presentes e ausentes no Brasil. A informação consta na Instrução Normativa (IN) 52, que está em vigor desde o dia 2 de julho.

Agência Estado |

Com base nessa lista, o Departamento de Sanidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária poderá aplicar medidas fitossanitárias de prevenção, controle, erradicação e monitoramento de plantas e seus produtos passíveis de veicular pragas, informou a assessoria de imprensa da pasta.

A relação das pragas quarentenárias ausentes ampara a vigilância agropecuária internacional na fiscalização das mercadorias que chegam ao Brasil pelos portos de fronteira, portos e aeroportos. Pelas normas de trânsito internacional, uma mercadoria infestada por praga quarentenária pode ser impedida de entrar no País e, dependendo do caso, o comércio daquele produto entre os países pode ser suspenso. A lista de pragas quarentenárias ausentes subsidia a política do Mapa para prevenção e erradicação de pragas e, portanto, deve ser revisada periodicamente.

Já as pragas quarentenárias presentes também afetam o trânsito interestadual de vegetais e seus produtos, controlado pela certificação fitossanitária de origem e permissão de trânsito de vegetais. A relação dos estados onde ocorrem pragas quarentenárias foi atualizada com a revisão da IN 52 de 2007. Entre as novidades da lista está a retirada de oito espécies do gênero Helicônia como hospedeiro da sigatoka negra, pois uma pesquisa provou que elas são resistentes à praga.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG