Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Governo dará mais poderes ao BC, diz Rands

O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE), informou nesta segunda-feira após uma reunião do conselho político que o governo deverá editar amanhã uma Medida Provisória que dará poderes ao Banco Central para regulamentar o mercado financeiro.

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |

De acordo com Rands, a MP compreende três pontos: autoriza o BC a garantir empréstimos às empresas brasileiras no exterior, autoriza o BC a fazer redesconto (regulamentação da liquidez) nas carteiras de crédito de instituições financeiras brasileiras e permite o financiamento das linhas das empresas de leasing.

O líder informou ainda que Lula pediu atenção especial na questão da compra de carteiras de crédito de bancos comerciais pelo Banco Central. Segundo o presidente, esta medida ajudará os pequenos e médios bancos que sofrem com a falta de crédito provocada pela crise financeira internacional.

Para o deputado Sandro Mabel (PR-GO) a compra de carteiras de crédito pelo Banco Central cria garantias para que os bancos brasileiros não tenham o mesmo destino de alguns bancos americanos. Às vezes é preciso se tomar alguma atitude. Esta medida é para que com a falta de liquidez, os bancos não tenham que vender a sua carteira por um preço irrisório", disse.

Nesta tarde, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, já havia anunciado algumas medidas para proteger o País da crise, como redução no compulsório dos bancos para aumentar a liquidez e a utilização de parte das reservas brasileiras para a compra de títulos no exterior.

Mais notícias

 

Para saber mais

 

Serviço 

 

Opinião

Leia tudo sobre: banco central

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG