Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Governo da Irlanda estatiza Anglo Irish Bank

O governo da Irlanda afirmou que vai estatizar o Anglo Irish Bank, observando que a recapitalização não era apropriada para garantir a continuação da viabilidade do banco, depois que a reputação da instituição financeira foi prejudicada pela crise geral do setor financeiro e pelo escândalo de contabilidade envolvendo seu ex-presidente. O movimento ocorre cerca de um mês depois de o governo dizer que iria investir 1,5 bilhão de euros (US$ 1,9 bilhão) em troca de 75% de participação no banco.

Agência Estado |

Ontem, a Comissão Europeia havia aprovado o plano de recapitalização do governo irlandês para o banco.

Em um comunicado divulgado hoje, o governo afirmou que a fraca posição do banco e as inaceitáveis práticas ocorridas dentro da instituição causaram "sérios danos a sua reputação". No mês passado, o presidente do Anglo Irish Bank, Sean FitzPatrick, renunciou após ter informado que ele transferiu empréstimos que tinha tomado no Anglo Irish Bank para outros bancos em uma ação que mascarava o tamanho dos empréstimos tomados por ele.

Quando os bancos em toda a Europa começaram a sentir dificuldades após o colapso do norte-americano Lehman Brothers, em setembro passado, a Irlanda esteve entre os primeiros países a fazer intervenções, tomando medidas extraordinárias para garantir todos os depósitos e dívidas das maiores instituições financeiras do país. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG