Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Governo cubano recebe mais de 16 mil solicitações de terras

Havana, 20 set (EFE) - O Governo cubano recebeu mais de 16 mil solicitações de terras, por quase 206 mil hectares, nos três primeiros dias de trâmites do projeto que visa aumentar a produção agrária do país, que tem metade de suas áreas cultiváveis improdutivas, informaram hoje fontes oficiais. Segundo o jornal Granma, porta-voz do governante Partido Comunista de Cuba, foram registrados nas delegações municipais do Ministério de Agricultura, entre quarta e sexta-feira, 7.119 pedidos de pessoas que desejam receber terras em usufruto para semear vários produtos e 6.

EFE |

818 para gado bovino.

A entrega de terras é prioridade no Governo do general Raúl Castro, que considera assunto de "segurança nacional" aumentar a produção de alimentos, sobretudo após a passagem pela ilha de dois furacões que arruinaram 5,3 mil toneladas de mantimentos e arrasaram mais de 100 mil hectares, segundo fontes oficiais.

Cuba importa aproximadamente 80% dos alimentos consumidos pelos seus 11,2 milhões de habitantes, e este ano esperava gastar nas importações US$ 2 bilhões, antes da passagem do ciclone "Gustav" em 30 de agosto, e de "Ike", de 7 a 9 deste mês.

A resposta às solicitações demorará de 78 a 108 dias, explicou à Agência Efe nesta quarta-feira a delegada de Bejucal (povoado próximo a Havana), Maritza Rodríguez, que disse haver instruções para agilizar "ao máximo" os trâmites. EFE am/fh/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG