Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Governo britânico prepara pacote bilionário para salvar bancos

SÃO PAULO - O governo britânico prepara um pacote que prevê a injeção de 35 bilhões de libras a 50 bilhões libras de dinheiro público em bancos do país. Segundo agências de notícias internacionais, os recursos serão usados para comprar ações preferenciais das instituições financeiras, porém os detalhes das operações ainda não foram totalmente divulgados.

Valor Online |

A decisão chega em um dia de grande turbulência na bolsa londrina, quando as ações do Royal Bank of Scotland (RBS) caíram 39% após registrarem queda de 20% um dia antes. O seu rival HBOS viu a ação declinar mais de 50% em dois dias.

Além de dinheiro, o plano também pode incluir ações para assegurar a representatividade do governo nos conselhos de administração dos bancos e o estabelecimento de limites para a remuneração dos executivos, além de um fundo para garantir as operações diárias das instituições.

O primeiro ministro britânico, Gordon Brown, gostaria de ter mais tempo para desenvolver melhor o pacote de salvamento, mas foi pressionado a agir imediatamente, após a circulação de reportagens dizendo que os bancos necessitavam de injeção urgente de recursos públicos.

As ações do RBS despencaram hoje na Bolsa de Londres, diante de especulações de que a instituição seria a próxima a precisar de ajuda oficial do governo. No entanto, em nota divulgada hoje pela manhã o banco negou ter pedido capital ao governo.

O RBS foi um dos bancos que comprou o holandês ABN Amro, ao lado do Fortis e do Santander. Depois de ter sido socorrido pelos governos da Holanda, Luxemburgo e Bélgica, o Fortis foi dividido e teve uma parcela dos seus negócios vendida ao francês BNP Paribas.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG