mecanismo de ajuda pública a banco KBC - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Governo belga prevê mecanismo de ajuda pública a banco KBC

O banco belga KBC poderá ser beneficiado por um mecanismo de ajuda pública, revelou neste domingo o secretário de Estado de Finanças, Bernard Clerfaut, à rede de televisão RTBF.

AFP |

"As negociações estão em andamento (...) para um mecanismo de ajuda pública ao KBC. Haverá uma decisão em breve", destacou o secretário de Estado, que prevê um anúncio para antes da abertura dos mercados, nesta segunda-feira.

O jornalista da RTBF perguntou se o banco está "à beira da falência" e Clerfayt disse que "não". "É um problema de liquidez, como em outros bancos, e não um problema de solvência".

Ato contínuo, o secretário de Estado retificou sua declaração para garantir que o KBC "não tem qualquer problema de liquidez".

Segundo a imprensa belga, o KBC pediu uma ajuda ao Estado de 3,5 bilhões de euros.

O site do jornal financeiro L'Echo Dimanche informa que "um dos elementos sobre a mesa de negociação é a questão do direito a veto do Estado belga sobre certas decisões" do banco.

O KBC, cujas ações caem diariamente na Bolsa de Bruxelas, é o único grande banco da Bélgica que ainda não recorreu à ajuda do Estado ou de entidades financeiras internacionais para enfrentar a atual crise mundial.

abd/LR

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG