Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Governo atuará para evitar recuo de preços, diz Stephanes

Brasília, 16 - O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou hoje que é fundamental a atuação do governo para evitar que os preços dos grãos caiam no pico da colheita da safra, no primeiro trimestre do ano. Stephanes disse que 98% da safra 2008/2009 já foi plantada.

Agência Estado |

Aos senadores que participam de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado, Stephanes disse que o governo vai atuar em três frentes: formação de estoques, lançamento de contratos de opção de compra e a liberação de crédito para as cooperativas. "As cooperativas são importantes na comercialização. Elas comercializam metade da produção nacional de grãos", disse.

Stephanes afirmou também que as grandes empresas comercializadoras de grãos e as tradings deixaram de formar estoques de grãos devido à crise financeira internacional. "Ninguém quer carregar estoques. Para deprimir os preços, as grandes tradings podem comprar para derrubar preços", afirmou.

Stephanes alertou aos produtores a estratégia que será adotada pelos compradores. "As tradings e as grandes comercializadoras vão comprar 'da mão para a boca' para aproveitar o preço baixo", afirmou.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG