A gigante da internet Google lança nesta terça-feira seu próprio browser de internet, em um novo desafio ao Internet Explorer da Microsoft e ao Firefox.

O lançamento do Chrome, elaborado para enfrentar a nova geração de aplicativos da web, dominada por gráficos e espaços multimídia, foi anunciado em um blog do Google na segunda-feira à noite.

A princípio será lançado para computadores que operam com o Windows em 100 países, com futuras versões para sistemas Mac e Linux.

"Nós percebemos que devíamos repensar completamente o browser", afirmou Sundar Pichai, executivo do Google.

O aplicativo poderá ser baixado gratuitamente e seu código será uma fonte aberta para que nenhum usuário pague direitos pelo uso ou adaptación do software.

O Chrome é a arma mais recente do Google na tentativa de se tornar líder em todas as áreas da internet. A última grande batalha dos navegadores foi vencida pela Microsoft, que com o Explorer derrotou nos anos 90 o Netscape Navigator.

Segundo várias estimativas, o Internet Explorer, navegador utilizado nos computadores com o sistema operacional Windows, é usado por entre 60 a 80% dos internautas de todo o mundo, com o Mozilla Firefox bem atrás em segundo lugar.

hh/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.