SÃO PAULO - O buscador Google anunciou hoje que colocará gratuitamente no ar seu próprio navegador, chamado Chrome. A versão teste do software, que concorrerá diretamente com o Explorer da Microsoft, estará disponível para download a partir de desta terça-feira na internet em mais de 100 países.

A proposta, segundo a companhia, é oferecer um navegador mais fácil e rápido, com características próprias na barra de serviços e de endereços. O próprio Google em seu blog oficial chama o navegador de uma moderna plataforma que conjuga navegação em páginas da internet com aplicações, muitas das quais já oferecidas pelo Google.

Segundo a empresa, a versão beta a ser lançada para o Windows é o início de uma discussão a ser aberta com os próprios usuários sobre o produto. A empresa diz que está trabalhando também em versões para os sistemas operacionais Mac e Linux.

Matéria divulgada nesta segunda-feira pelo Wall Street Journal adiantou a notícia informando que a empresa trabalhou sobre o produto por dois anos e resolveu lançar o Chrome agora, após a Microsoft ter lançado na semana passada o Internet Explorer 8.

(Valor Online, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.