San Francisco, 6 ago (EFE).- O Google anunciou hoje o lançamento de Insights for Search, uma nova ferramenta que mostra quais são os termos mais procurados na rede dentro de cada país ou em períodos concretos de tempo.

A Insights for Search, que amplia e melhora o serviço Google Trends, oferecido há dois anos pelo site, está destinado inicialmente a profissionais do "marketing", embora a firma espere que seja útil a muitos outros usuários da rede.

No Brasil, por exemplo, a primeira palavra mais procurada foi "jogos", seguida de "orkut" e "youtube" nos últimos 30 dias.

Hal Varian, economista-chefe do Google, disse à imprensa dos Estados Unidos que a ferramenta tem outros usos interessantes como "previsões econômicas, estudos sociológicos, financeiros ou, inclusive, etimológicos para ver como se expandem novas palavras entre a população".

Nos Estados Unidos, o site de relacionamento social "MySpace" foi o termo mais procurado, seguido de "lyrics" e "Yahoo!".

A página não fornece dados da palavra mais procurada no mundo nos últimos 30 dias, mas indica que iPhone, o popular telefone celular da Apple, registrou o maior crescimento (50%) na freqüência de buscas. EFE pg/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.