Tamanho do texto

Após perder no final de 2009 a dianteira para a rede de relacionamentos Orkut, o Google reassumiu em janeiro a liderança e segue em março como o site mais acessado pelos internautas brasileiros. É o que mostra levantamento divulgado nesta segunda-feira (22) pela empresa de inteligência Serasa Experian Hitwise, que monitora semana a semana o acesso à internet a partir de uma base de 100 mil usuários.

A edição brasileira da ferramenta de busca representou na segunda semana de março, dos dias 7 a 13, um porcentual de 10,69% do total de canais visitados, seguida de perto pelo Orkut (10,11%) e pela versão norte-americana do site de busca, o Google (9,03%). Os três sites que lideram a pesquisa fazem parte do mesmo grupo, o Google Inc.

A liderança do Google no mercado brasileiro foi derrubada no final do ano passado, quando pela primeira vez o Orkut tomou a dianteira entre os canais mais visitados. O levantamento mostra que da terceira semana de novembro (do dia 15 ao 21) até a segunda semana de janeiro (do dia 10 ao 16), a rede de relacionamentos foi o site mais acessado no País, chegando a representar 12% do total de visitas.

Os analistas da Serasa Experian Hitwise atribuem o crescimento da rede de relacionamentos ao período de férias escolares, de dezembro a fevereiro, quando os estudantes gastaram parte de seu tempo livre no acesso ao serviço. O levantamento aponta ainda que, no período em que o Orkut alcançou o topo do ranking, os sites educativos sofreram uma queda nas visitas, retomadas gradualmente a partir de fevereiro.

Nos Estados Unidos, pela primeira vez, a rede social Facebook se manteve à frente da ferramenta de buscas Google durante uma semana, alcançando entre os dias 7 a 13 de março 7,07% do mercado, de acordo com o mesmo levantamento Serasa Experian Hitwise.

Anteriormente, a rede social já havia superado o Google nos Estados Unidos em algumas datas específicas, como, por exemplo, no Natal de 2009 e no Réveillon de 2010. Embora tenha caído para a segunda posição, a ferramenta de buscas mais popular da internet acompanha de perto o Facebook, com 7,03% do total de visitas. No Brasil, o Facebook é o 22.º site em acessos na semana terminada em 13 de março.

O levantamento da Serasa Experian Hitwise fornece informações sobre a interação de cerca de 100 mil pessoas em 60 mil websites no Brasil.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.