A nova geração do Volkswagen Gol chegou há um mês com a missão de manter o hatch, líder de vendas há 21 anos, no trono. Num comparativo feito em julho entre as versões 1.

0, o carro mostrou grande evolução e venceu os dois principais rivais (Chevrolet Celta e Fiat Palio Fire). Agora, a briga é entre as opções mais potentes: 1.6 do Gol, Corsa Maxx 1.4 e Palio ELX 1.4. A disputa foi mais acirrada, mas por ter desenho mais atual e se destacar em dirigibilidade, o VW voltou a vencer.

O Gol parte de R$ 32.290 e, com motor de 104 cv, é o mais barato do trio, só que vem "pelado". Itens comuns em carros acima de 1.0, como banco traseiro bipartido, conta-giros e desembaçador do vidro traseiro, são opcionais no hatch da VW. Não há sequer cobertura da alavanca do freio de estacionamento.

Seu maior rival na briga foi o Corsa, que tem 105 cv, seguro mais em conta, custa R$ 32.973 e traz todos esses itens de série. Além disso, o Chevrolet é o que tem mais espaço no banco traseiro. Mas, na prática, o Gol mostra-se mais vantajoso.

Com os mesmos equipamentos do Corsa, o preço do Volks salta para R$ 33.350. A diferença de R$ 377 é o que o Gol "cobra" pelo porta-malas maior e conjunto suspensão e câmbio superior ao do Chevrolet, sem falar no desenho.

O Palio, por sua vez, é o que entrega maior lista de itens de série. Na linha 2009, ele passou a ter direção hidráulica. Não sem aumento: o preço, que era de R$ 33.869, foi para R$ 34.270. Há também computador de bordo, faróis de neblina e porta-luvas duplo.

O problema aparece na hora de rodar. Ele ficou na lanterna porque seu motor de até 81 cv não dá conta do recado. Já a suspensão, excessivamente mole, não passa sensação de segurança em curvas. Em contrapartida, garante condução mais macia que a dos rivais. Portanto, essa questão depende do gosto do freguês.

Na estrada

O modelo da Fiat também se destaca pelo alto nível de ruído do motor, que incomoda quem está na cabine. Aos 110 km/h e em quinta marcha, este trabalha próximo das 4.000 rpm. Nas mesmas condições, os conta-giros do Corsa e do Gol marcam 3.100 rpm, o que os deixa mais silenciosos.

Apesar de mais leve, o Palio também foi mais lento que o Corsa nas acelerações. Tem o menor torque dos três e, em retomadas, "pede" marcha antes dos rivais. É preciso pisar mais fundo (e por mais tempo) no acelerador do Fiat para voltar à velocidade anterior.

O Gol é o mais ágil do trio. Apesar da potência semelhante à do Corsa, entrega torque superior e ainda conta com as relações de marchas - os engates são muitos precisos - para se sobressair. O Chevrolet também é bem acertado mecanicamente, mas não oferece dirigibilidade tão boa.

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