Washington - Alguns dos gigantes financeiros resgatados pelo governo dos EUA no meio da crise enfrentam hoje mais um problema ao estarem sob investigação por uma suposta fraude no negócio das hipotecas de alto risco. http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2008/09/24/para_bernanke_e_preciso_convencer_mercados_de_forca_do_pacote_1935825.htmlPara Bernanke, é preciso convencer mercados de força do pacote

Acordo Ortográfico  A investigação aberta pelo FBI (polícia federal americana) contra as companhias do setor de hipotecas Fannie Mae e Freddie Mac e a seguradora AIG (American International Group), todas socorridas pelo governo, assim como ao banco de investimento Lehman Brothers, representa uma nova ramificação na grave crise que atravessa o setor financeiro.

Estas quatro companhias se juntaram a outras 22 que estão sob investigação por terem supostamente cometido irregularidades contábeis ou terem encorajado os investidores a comprarem ativos garantidos com as hipotecas subprime, concedidas a pessoas sem solvência financeira, sem alertá-los dos riscos que corriam.

O FBI também investiga 1.400 intermediários de créditos hipotecários em todo o país por possível fraude.

O afundamento do mercado das hipotecas subprime provocou uma reação em cadeia que arrastou o setor imobiliário e desencadeou a pior crise financeira desde a Grande Depressão de 1930.

Agora, as autoridades se lançaram à caça e captura dos responsáveis pela crise, que obrigará o Congresso a aprovar, segundo pretende o governo, um pacote de resgate de US$ 700 bilhões, o maior da história.

Apesar de muitos especialistas considerarem que por trás do desastre financeiro está a lassidão reguladora da administração, que permitiu o crescimento exorbitante do mercado das subprime, as autoridades buscam agora responsáveis entre as empresas que operaram com estes produtos.

Estas empresas foram as primeiras vítimas da crise financeira, que provocou no mundo todo prejuízos estimados em cerca de US$ 500 bilhões.

Enquanto o governo negocia com o Congresso o pacote de resgate financeiro, vários legisladores se queixaram que a nacionalização de algumas das empresas que sofreram intervenção, como a Fannie Mae e a Freddie Mac, possa limitar a capacidade da administração para impor multas a seus gerentes.

Na mesma linha, o FBI defende que, após estar durante meses investigando as pequenas hipotecárias de todo o país, agora chegou o momento de dirigir a atenção par os gerentes das grandes empresas que lucraram com o boom hipotecário.

Leia mais sobre Fed

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.