A economia dos Estados Unidos está melhorando "gradualmente" depois da crise financeira, afirmou o secretário do Tesouro do país, Timothy Geithner, em entrevista a um programa da rede de televisão NBC News que irá ao ar amanhã

selo

A economia dos Estados Unidos está melhorando "gradualmente" depois da crise financeira, afirmou o secretário do Tesouro do país, Timothy Geithner, em entrevista a um programa da rede de televisão NBC News que irá ao ar amanhã. "Eu conversei com homens de negócios de todo o país e eu diria que essa é a opinião geral, uma economia que está gradualmente melhorando", disse. Trechos da entrevista foram divulgados antecipadamente.

Geithner também minimizou as perspectivas de uma dupla recessão, na qual a economia teria contração novamente após um curto período de expansão. Segundo o secretário, dados os fatores específicos que causaram a recessão recente, incluindo a bolha do setor imobiliário dos EUA, "o que se esperaria é uma recuperação em um ritmo mais moderado". "E é o que estamos vendo", afirmou.

Apesar do ritmo lento, "estamos vendo uma recuperação", destacou Geithner. "Estamos vendo o investimento privado se expandir novamente, o crescimento do emprego começando a aumentar. E isso é muito encorajador", disse.

Na quarta-feira, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Ben Bernanke, alertou que a perspectiva para a economia dos EUA é "incomumente incerta" e afirmou que a instituição poderá intervir se a recuperação fracassar. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.