SÃO PAULO - A americana Cargill informou ontem que registrou ganho líquido de US$ 1,49 bilhão no primeiro trimestre do ano fiscal terminado em 31 de agosto. O número é 62% superior aos US$ 917 milhões de igual período um ano antes.

" A Cargill teve um forte início no novo ano fiscal em um meio ambiente de enorme volatilidade em mercados agrícolas e de energia e de forte turbulência nos mercados financeiros " , disse o presidente-executivo Greg Page, em comunicado.

Ele disse que os resultados tiveram um forte impulso do investimento da Cargill no segmento de fertilizantes, através da participação na Mosaic Co.

Os lucros da empresa foram impulsionados principalmente pelo seu segmento industrial, o que refletiu a contínua demanda por nutrientes para as culturas em resposta à maior necessidade por lavouras mais produtivas.

O segmento de originação e processamento também apresentou ganhos. Entretanto, os lucros caíram em três outros segmentos da Cargill - serviços agrícolas, ingredientes para alimentos e aplicações, e riscos gerenciais e financeiros.

(Valor Econômico, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.