Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

G20 discutirá crédito para comércio exterior--Meirelles

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira que as discussões do G20 em uma reunião marcada para abril se concentrarão em como retomar as linhas de crédito ao comércio exterior de países emergentes, após a retração em decorrência da crise global. O Brasil, no entanto, está tranquilo nesse assunto em razão de suas amplas reservas internacionais, ponderou Meirelles.

Reuters |

"No momento em que os Estados Unidos começam a procurar seu caminho, a grande questão que vai remanescer na reunião do G20 em abril será a das linhas de crédito de importação e exportação dos países emergentes e em desenvolvimento", afirmou em discurso durante evento em São Paulo.

"O Brasil tem reservas internacionais para repor essas linhas, mas muitos emergentes não têm. É uma reserva de liquidez essencial."

ECONOMIA BRASILEIRA

Em relação à economia doméstica, Meirelles repetiu o pedido de serenidade por parte dos agentes econômicos e da sociedade.

Ele afirmou ainda que o processo de estocagem da indústria brasileira foi significativo no fim de 2008 e que alguns números, como o de produção de automóveis, mostraram uma melhora em janeiro após atingirem o piso.

"A crise é séria, mas temos que olhar todo o processo com serenidade."

Ele disse também que há um consenso entre economistas nacionais e internacionais de que a economia brasileira vai crescer acima da média mundial neste ano, mas lembrou que, "por outro lado, o que varia um pouco é a expectativa sobre o que vai ser essa média mundial".

(Por Vanessa Stelzer)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG