Tóquio, 18 nov (EFE).- O fundo americano de investimento TPG está disposto a investir mais de 750 milhões de euros na Japan Airlines (JAL) em um esforço coordenado com American Airlines para reestruturar a companhia aérea japonesa, informou hoje o jornal Nikkei.

Caso obtenha o sinal verde do Governo japonês, TPG trabalharia de perto com American Airlines para respaldar a reestruturação de JAL, imersa em uma grave crise financeira, com perdas de 977 milhões de euros no primeiro semestre fiscal.

Tanto a American Airlines como JAL pertencem à aliança OneWorld, na qual também estão companhias como British Airways ou a espanhola Iberia.

Segundo uma fonte de TPG citada pelo Nikkei, o fundo está preparado para investir cerca de 750 milhões de euros em novas ações emitidas por JAL.

A American Airlines já apresentou uma proposta para reforçar laços com JAL, a primeira companhia aérea asiática, que incluiria um investimento de 30 bilhões de ienes (mais de 225 milhões de euros), enquanto sua rival Delta Airlines também mostrou interesse em uma associação com a japonesa.

Na semana passada, após anunciar as perdas recorde de 977 milhões no primeiro semestre, a companhia retirou suas previsões para fim de ano perante a incerteza sobre seu futuro.

Em agosto JAL tinha divulgado previsões de perdas para o ano fiscal 2009 (que conclui em março de 2010) de 469 milhões de euros, mas atualmente, perante sua delicada situação financeira, considera impossível "prever o futuro comportamento" do grupo.

A companhia aérea está imersa em um programa de corte de gastos e na elaboração de um plano de reestruturação que contará com a supervisão do Governo japonês.

O fundo de investimento TPG apresentou em março de 2007 um projeto para lançar junto com a British Airways uma oferta de compra pela Iberia mas renunciou meses mais tarde. EFE mic/fk

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.