de pesadelo - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Fugas de capital na Rússia alcançam níveis de pesadelo

O nível das fugas de capital fora da Rússia no contexto atual da crise financeira está alcançando proporções preocupantes, declarou um alto responsável do governo, nesta sexta-feira.

AFP |

"Ninguém, em seu pior pesadelo, poderia prever a importância das fugas de capital", que chegaram a 33 bilhões de dólares (25 bilhões de euros) em agosto e setembro.

A maioria é de "capital especulativo", disse a mesma fonte, que pediu para não ser identificada.

As condições econômicas favoráveis "trouxeram muitos capitais especulativos para a Rússia. Infelizmente, nós nos convertemos em refúgio para os capitais especulativos. São pessoas que vieram apenas para um momento, conseguir lucro e vender", declarou.

Ainda nesta sexta, outra fonte do governo revelou que as autoridades russas aprovaram um plano maciço de apoio ao sistema bancário, que pode incluir a aquisição temporária de várias entidades do setor.

Segundo esse responsável, Moscou pode se ver forçada a fazer cortes no orçamento do ano que vem, em conseqüência da crise e de seus efeitos na indústria energética e metalúrgica, a chave das exportações russas.

Os mercados não devem parar de cair até maio, acrescentou essa segunda fonte consultada pela AFP, também sob o anonimato.

"Vai-se gastar muito dinheiro, mas o preço da estabilidade é alto. Estamos olhando cada banco de forma individual e, se pudermos salvá-lo, vamos fazê-lo", completou.

dt-ahe/tt

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG