Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Franceses não vão cortar gastos nas liquidações, diz pesquisa

PARIS - Quase metade de toda a população francesa está planejando gastar nas liquidações de início de ano o mesmo que nos anos anteriores, segundo uma pesquisa divulgada neste sábado. Um dirigente de uma grande loja de departamentos francesa disse que os negócios estão surpreendentemente dinâmicos. Os gastos com consumo representam quase dois terços do PIB da França, por isso as liquidações, iniciadas na quarta-feira, são observadas atentamente pelos economistas.

Reuters |

A pesquisa do instituto IFOP feita para o jornal Ouest France concluiu que 44 por cento dos franceses planejavam gastar nas liquidações o mesmo dos anos anteriores.

Dos entrevistados, 28 por cento afirmaram que iriam gastar mais e 27 por cento disseram que vão reduzir as compras em relação a anos passados.

O presidente-executivo das Galerias Lafayette e também presidente das lojas BHV, Paul Delaoutre, declarou à rádio France Info que suas lojas estão se saindo bem.

"Estamos surpresos porque apesar do clima econômico geral, está sendo muito bom. Nós deveremos ter 1 ou 2 pontos de crescimento", disse ele. "Eles estão procurando pechinchas em todas as áreas, mas vemos uma expansão maior nos produtos de preços mais baixos."

Alguns artigos têm descontos de 70 por cento. Delaoutre admitiu que nesse nível de redução de preços a loja não obtém lucro.

Muitos analistas prevêem que a temporada de liquidações deste ano vai ter margens menores, já que os atacadistas estão vendendo com perdas para se livrar de estoques excessivos de pois de vendas fracas de Natal.

A rede de departamentos Printemps, rival das Galerias Lafayette, afirmou na quarta-feira que suas 17 lojas francesas tiveram um aumento de 4 por cento na receita das vendas no primeiro dia em relação ao mesmo período de 2008, uma queda diante do aumento de 6 por cento obtido no ano passado.

(Reportagm de Anna Willard)

Leia tudo sobre: crise financeira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG