Tamanho do texto

Paris, 15 out (EFE).- O Governo francês anunciou hoje que a reunião sobre os paraísos fiscais, com os países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), acontecerá em Paris no próximo dia 21.

O Ministério da Economia francês informou que 20 países da OCDE participarão da conferência, cuja organização foi decidida em julho passado pelos Governos francês e alemão.

A OCDE confirmou hoje que seu secretário-geral, Ángel Gurría, participará da reunião.

França e Alemanha já haviam destacado sua vontade de abordar questões vinculadas ao sigilo bancário nos paraísos fiscais, e em particular sobre as informações fiscais nas mãos das entidades bancárias.

A origem da iniciativa está no caso de evasão fiscal de Liechtenstein que revelou a presença no pequeno Estado europeu de grandes quantidades de dinheiro de estrangeiros, burlando os serviços fiscais dos países de origem do montante.

Segundo relatório sobre a cooperação fiscal publicado pela OCDE em 29 de setembro, segue havendo "grandes restrições ao acesso às informações bancárias com fins fiscais" em três de seus países-membros (Áustria, Luxemburgo e Suíça) e em outros centros econômicos, em particular Liechtenstein, Panamá e Cingapura. EFE ac/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.