Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Fortis: premiê belga discute os problemas do banco com o BCE

O primeiro-ministro belga, Yves Leterme, se encontrou neste domingo com o presidente do CBE (Banco central europeu), Jean-Claude Trichet, para discutir as dificuldades do grupo holandês belga Fortis, antes de uma reunião extraordinária do conselho de ministro da Bélgica.

AFP |

Os membros do governo belga tinham sessão marcada para às 18H00 local (13H00 de Brasília) para estudar soluções para a crise do grupo financeiro.

O Fortis, que perdeu mais de dois bilhões de euros na crise dos empréstimos imobiliários de alto risco dos Estados Unidos, vem caindo muito na Bolsa de Valores há vários dias em razão dos temores sobre o estado de sua tesouraria.

As autoridades bancárias e políticas da Bélgica e da Holanda esperam poder encontrar uma solução até a noite deste domingo, a tempo para a reabertura dos mercados financeiro na Ásia.

Entre as operações em estudo, estão uma retomada pelo menos parcial pelos poderes públicos dos ativos do Fortis, para evitar um movimento de pânico dos pequenos correntistas, ou uma compra total ou parcial do estabelecimento por um concorrente estrangeiro.

As autoridades estão mobilizadas porque elas temem que o Fortis seja o primeiro dominó a cair e que a crise financeira americana contamine a Europa.

soe-ylf/mml

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG