Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Fortis: Bélgica se torna maior acionista do BNP Paribas

A Bélgica se transformou no maior acionista do BNP Paribas, depois que este adquiriu uma parte do grupo Fortis, anunciou neste domingo o diretor geral do principal banco francês.

AFP |

O banco francês assumirá o controle das atividades do Fortis na Bélgica e em Luxemburgo, em operação anunciada pouco antes neste domingo, que será realizada com ações do próprio BNP Paribas.

Desta forma, a Bélgica - cuja participação no Fortis cai de 49 para 25%, segundo o acordo anunciado neste domingo - se torna um dos principais acionistas do BNP Paribas, com "cerca de 11,7% do capital", indicou o diretor geral do grupo francês, Baudoin Prot, em entrevista coletiva neste domingo em Bruxelas, onde representantes das partes envolvidas negociaram durante todo o final de semana.

"O Estado belga, com mais de 11% do capital, se tornará o principal sócio de nosso grupo. Michel Pébereau (presidente do conselho administrativo do BNP Paribas) deu seu aval para que dois representantes do Estado belga passem a atuar no conselho administrativo" do banco, explicou Prot.

O diretor preferiu não revelar o valor da transação, mas estima-se que o montante gire em torno de 7,5 bilhões de euros.

Mais cedo neste domingo, uma fonte próxima ao governo luxemburguês havia indicado que a parte do Estado belga no BNP Paribas seria de aproximadamente 10%, o que representa cerca de 6,5 bilhões de euros.

O governo de Luxemburgo, que possuía 49% do Fortis e com o acordo fica com 33%, terá 1,4% do banco francês.

vp-ylf/ap

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG