Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Fornecimento de gás natural russo na República Tcheca é normalizado

Praga, 5 jan (EFE).- O fornecimento de gás natural russo para a República Tcheca recuperou o nível estabelecido nos acordos estabelecidos, depois que tenham caído no último domingo 5% por causa da interrupção do abastecimento da Ucrânia.

EFE |

"Para o dia de hoje acabam de nos confirmar a totalidade do fornecimento de gás natural combinado para nossos clientes da República Tcheca. Isto quer dizer que as entregas para a RWE Transgas não serão hoje interrompidas", informou à Agência Efe Martin Chalupsky, porta-voz da empresa.

A RWE Transgas só paga as entregas realizadas pela Gazprom Export, que é o único parceiro comercial da distribuidora tcheca.

"A atual crise acontece entre Rússia e Ucrânia e nossa empresa não intervém", declarou Chalupsky.

Afirmou que a RWE Transgas não pedirá explicações à companhia de gás ucraniana Naftogaz - responsável pelo transporte do combustível russo pelos gasodutos ucranianos - pela redução do fornecimento de ontem, que foi compensada com reservas próprias da empresa, assim como com as procedentes da Noruega.

Moscou acusou no último domingo a Ucrânia de "ter roubado" 25 milhões de metros cúbicos de gás natural bombardeado da Rússia e destinado aos clientes europeus da Gazprom.

O diretor-executivo da Gazprom, Aleksandr Medvedev, afirmou no sábado em Praga que sua empresa garantirá o cumprimento dos acordos de fornecimento com os países da União Européia (UE). EFE gm/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG