Tamanho do texto

A Ford Motor Co. e a General Motors Corp. informaram hoje que ambas estão em conversações com outros grupos automotivos para vender suas marcas suecas. Executivos da Ford confirmaram que eles mantêm conversações com outro grupo automotivo para vender a fabricante de carros de luxo Volvo. No mês passado, a unidade da Volvo estava sob revisão.

A General Motors disse que sua afiliada Saab Automobile AB não está oficialmente à venda, mas a corporação americana recebeu uma proposta de uma montadora não nomeada.

Ambas as empresas suecas, Saab e Volvo, obtiveram assistência financeira do governo sueco, numa tentativa de garantir a viabilidade a longo prazo das fábricas e atrair possíveis compradores.

Uma venda da Volvo desmantelaria completamente o Premium Auto Group, da Ford, após a venda da Jaguar e da Land Rover para a Tata Motors da Índia.

O dirigente da operação da GM na Europa, Carl-Peter Forster, disse hoje que a empresa conversa com o governo da Suécia para garantir um empréstimo que permita a sobrevivência da Saab. "Nós precisamos garantir o financiamento às operações das próximas oito semanas da Saab", disse ele, durante o Salão do Automóvel de Detroit, Michigan.